Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!
Logo do partido Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal

IL

Iniciativas parlamentares

35 iniciativas parlamentares (IL)

Selecionar partido co-autor

Portugal reforça solidariedade e cooperação com Japão perante ameaças regionais

Este projeto de resolução recomenda ao Governo português que reforce a cooperação e manifeste solidariedade com o Japão face às ameaças da Rússia, China e Coreia do Norte. Destaca os laços históricos entre Portugal e o Japão e a importância de apoiar o Japão na defesa da sua segurança nacional e estabilidade regional. Propõe ainda que Portugal promova esta solidariedade no âmbito da União Europeia e NATO, e participe em iniciativas multilaterais para garantir a segurança no Indo-Pacífico. A iniciativa visa proteger valores democráticos e contribuir para a paz internacional, beneficiando os cidadãos portugueses através do fortalecimento das relações internacionais e da estabilidade global.

DefesaRelações ExternasTecnologia
Projeto de Resolução 269/XVII/108 de setembro de 2025
IL

Recomenda rejeição do regulamento chat control para proteger privacidade e liberdade

O Projeto de Resolução 255/XVII/1, apresentado pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, recomenda que o Governo português rejeite a proposta da Comissão Europeia conhecida como "Chat Control". Esta proposta visa combater o abuso sexual infantil, mas impõe a vigilância indiscriminada das comunicações privadas dos cidadãos, incluindo mensagens de texto, imagens e vídeos. A iniciativa alerta para o risco desta medida violar direitos fundamentais como a privacidade, a inviolabilidade da correspondência e a liberdade de expressão, além de enfraquecer a segurança digital pela exigência de violar a encriptação ponta-a-ponta. O objetivo é que Portugal defenda soluções eficazes que protejam as crianças sem sacrificar os direitos e garantias dos cidadãos.

JustiçaTecnologiaDireitos Humanos
Projeto de Resolução 255/XVII/101 de setembro de 2025
IL

Recomendações para sensibilizar sobre símbolos da agressão russa e apoiar ucranianos

O Projeto de Resolução 227/XVII/1 recomenda ao Governo que condene o uso de símbolos ligados à agressão russa contra a Ucrânia, como a fita de São Jorge e as letras “Z” e “V”, devido ao seu uso como propaganda de guerra e intimidação. Propõe também campanhas para sensibilizar a população sobre o significado destes símbolos e os riscos da sua utilização sem crítica. Além disso, sugere o reforço do apoio à comunidade ucraniana em Portugal para proteger estas pessoas de provocações, intimidações ou discursos de ódio, garantindo intervenção das autoridades quando necessário.

IgualdadeDireitos HumanosInclusão Social
Projeto de Resolução 227/XVII/113 de agosto de 2025
IL

Recomendar acompanhamento dos direitos humanos e liberdades em Angola

O Projeto de Resolução 222/XVII/1 recomenda ao Governo português que acompanhe de perto a situação dos direitos humanos e liberdades fundamentais em Angola. Recentemente, há relatos de detenções arbitrárias e repressão política neste país, principalmente contra opositores e dirigentes associativos, levantando preocupações sobre o respeito pelo Estado de Direito. O projeto pede que Portugal apoie o respeito pela liberdade de expressão, reunião e manifestação pacífica, e que promova, dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mecanismos para monitorizar estas liberdades. O objetivo é proteger os direitos dos cidadãos angolanos e manter o compromisso democrático entre os países lusófonos.

Direitos HumanosRelações ExternasJustiça
Projeto de Resolução 222/XVII/108 de agosto de 2025
IL

Revisão do uso de armas de fogo pelas forças de segurança

O Projeto de Lei 154/XVII/1, proposto pelo grupo parlamentar do Chega, pretende alterar as regras sobre o uso de armas de fogo pelas forças de segurança em Portugal. O objetivo é flexibilizar as condições para o recurso a armas, permitindo que a polícia use armas de fogo em situações além do atual limite de ameaça de morte iminente, incluindo casos de crimes graves cometidos por várias pessoas. Esta proposta pretende reforçar a autoridade policial, dando-lhe mais capacidade de intervenção em situações de perigo e criminalidade, visando aumentar a segurança dos cidadãos e motivar os agentes policiais a agir sem receios.

JustiçaSegurança SocialDefesa
Projeto de Lei 154/XVII/101 de agosto de 2025
CHIL

Transparência reforçada nas nomeações do banco de portugal

O Projeto de Lei 134/XVII/1, proposto pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, visa aumentar a transparência e independência na nomeação dos órgãos do Banco de Portugal. A proposta estabelece que os membros do Conselho de Administração, incluindo o Governador, sejam escolhidos por concurso público internacional e avaliados por um novo Conselho de Ética, Nomeações e Remunerações. Esta medida impede, por exemplo, nomeações diretas de pessoas que tenham exercido funções governativas nos últimos três anos, assegurando assim maior idoneidade e competência. O objetivo é garantir que as nomeações sejam justas, baseadas em mérito, e livres de conflitos de interesse, fortalecendo a confiança dos cidadãos na supervisão financeira do país.

ÉticaAdministração PúblicaFinanças
Projeto de Lei 134/XVII/122 de julho de 2025
IL

Defesa dos direitos da comunidade Bahá'í face à repressão no Irão

O Projeto de Resolução 194/XVII/1, apresentado pela Iniciativa Liberal, defende a comunidade Bahá'í no Irão, que enfrenta perseguição e violações dos direitos humanos pelo regime iraniano. A iniciativa condena detenções arbitrárias e abusos, especialmente contra mulheres Bahá'ís, e destaca o caso grave da presa política Mahvash Sabet. O projeto propõe que Portugal condene publicamente estas violações, apoie investigações internacionais e promova sanções da União Europeia contra responsáveis iranianos. O objetivo é reforçar a proteção dos direitos humanos e a liberdade religiosa desta minoria perseguida.

Direitos HumanosIgualdadeJustiça
Projeto de Resolução 194/XVII/122 de julho de 2025
IL

Advogados e agentes podem escolher regime contributivo entre cpas e segurança social

O Projeto de Lei 127/XVII/1 propõe que advogados, solicitadores e agentes de execução possam escolher entre o regime previdencial da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) ou o sistema público de Segurança Social para fazer as suas contribuições. Atualmente, esses profissionais são obrigados a contribuir exclusivamente para a CPAS, um sistema que tem sido criticado por não refletir a real capacidade contributiva dos participantes e por impor um valor mínimo fixo, muitas vezes considerado demasiado elevado e injusto. A iniciativa visa corrigir essas desigualdades, permitindo aos profissionais optar pelo regime que melhor se adequa às suas necessidades, garantindo maior justiça contributiva e estabilidade social.

Segurança SocialJustiçaTrabalho
Projeto de Lei 127/XVII/117 de julho de 2025
CHIL

Redução da taxa de IRS para arrendamento habitacional

O Projeto de Lei 120/XVII/1, apresentado pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, propõe reduzir a taxa de tributação dos rendimentos obtidos com o arrendamento habitacional de 25% para 15%. O objetivo é incentivar os proprietários a colocar mais habitações no mercado de arrendamento, tornando as rendas mais acessíveis e combatendo a escassez habitacional em Portugal. A proposta prevê também descontos fiscais adicionais para contratos de arrendamento de longa duração, promovendo maior estabilidade e formalização destes contratos. Esta medida visa aliviar a carga fiscal sobre os senhorios, encorajando o aumento da oferta de habitação para arrendamento e ajudando os cidadãos a terem mais opções de moradia a preços justos.

HabitaçãoFinançasEconomia
Projeto de Lei 120/XVII/108 de julho de 2025
IL

Recomenda uma estratégia responsável para a paz no conflito israelo-palestiniano

A Iniciativa Liberal propõe que o Governo português adote uma estratégia equilibrada e responsável para promover a paz no conflito israelo-palestiniano. Defende a solução de dois Estados, reconhecendo o direito de Israel à segurança e do povo palestiniano à autodeterminação, mas alerta contra o reconhecimento imediato da Palestina, que deve acontecer através de diálogo e mediação internacional. O projeto destaca a necessidade de coordenar posições na União Europeia, condenar o terrorismo de qualquer origem e respeitar o direito internacional humanitário, visando reduzir o sofrimento dos civis e apoiar uma paz estável e duradoura na região.

Relações ExternasDireitos HumanosJustiça
Projeto de Resolução 151/XVII/104 de julho de 2025
IL

Reorganizar voluntariamente a produção de vinho na região do douro

Este projeto de resolução propõe ao Governo a criação de um programa voluntário para reorganizar a produção de vinho na Região Demarcada do Douro. A ideia é permitir aos produtores arrancar vinhas e realocar os direitos de produção para outras parcelas, aumentando a eficiência e os rendimentos sem aumentar a produção total. O objetivo é ajudar pequenos e médios produtores a enfrentar a crise atual no setor, marcada por excesso de estoque e dificuldades de escoamento. Além disso, o projeto sugere simplificar a criação de organizações de produtores para fortalecer o setor e promover internacionalmente os vinhos da região, garantindo a sustentabilidade económica e atração de novas gerações para a viticultura duriense.

AgriculturaEconomiaTurismo
Projeto de Resolução 150/XVII/104 de julho de 2025
IL

Redução da tributação para incentivar o arrendamento habitacional

O Projeto de Lei 112/XVII/1, proposto pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, visa reduzir a tributação sobre os rendimentos provenientes do arrendamento habitacional em Portugal. O objetivo é diminuir a taxa atual de 25% para 15%, tornando o arrendamento mais atrativo para os senhorios. Além disso, prevê descontos adicionais para contratos mais longos, incentivando a estabilidade na habitação. Esta iniciativa pretende aliviar a crise habitacional, facilitando o acesso a rendas mais acessíveis, aumentando a oferta de casas para arrendar e combatendo a informalidade no mercado do arrendamento.

HabitaçãoEconomiaFinanças
Projeto de Lei 112/XVII/104 de julho de 2025
IL

Alteração às penas por crimes contra a autodeterminação e liberdade sexual

O Projeto de Lei 94/XVII/1, apresentado pela Iniciativa Liberal, propõe alterar as penas acessórias previstas no Código Penal para crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual. A proposta altera a proibição de exercer profissões ou funções que envolvam contacto regular com menores, estendendo ou reforçando estas medidas para proteger as crianças de forma mais eficaz. Também introduz a interdição do exercício de responsabilidades parentais e a proibição de assumir confiança sobre menores, com períodos definidos de proibição entre 2 a 20 anos conforme a gravidade e se a vítima é menor. O objetivo é proteger o livre desenvolvimento dos menores e garantir que pessoas condenadas por estes crimes não possam facilmente retomar atividades que impliquem contacto com crianças, promovendo a segurança e proteção dos cidadãos.

JustiçaDireitos HumanosFamília
Projeto de Lei 94/XVII/104 de julho de 2025
CHIL

Programa para arrendamento de imóveis públicos devolutos

O Projeto de Lei 111/XVII/1, apresentado pela Iniciativa Liberal, propõe um programa para ceder imóveis públicos devolutos ao arrendamento acessível. O objetivo é que entidades privadas ou sociais possam candidatar-se para adquirir o direito de superfície desses imóveis, reabilitá-los e depois arrendá-los a preços acessíveis por pelo menos cinco anos. Esta medida visa aumentar a oferta de habitação acessível em Portugal, aproveitando imóveis públicos atualmente sem uso, o que beneficiará especialmente quem tem maior dificuldade em aceder a casa própria ou arrendada.

HabitaçãoAdministração PúblicaEconomia
Projeto de Lei 111/XVII/104 de julho de 2025
IL

Regulamenta a atividade de lobbying e cria sistema de transparência pública

Este projeto de lei da Iniciativa Liberal regula a atividade de lobbying em Portugal para garantir mais transparência e integridade nas relações entre as entidades que exercem poderes públicos e os representantes de interesses. Cria um sistema obrigatório de registo para todas as pessoas ou entidades que pretendam influenciar decisões públicas, promovendo o acesso equitativo e prevenindo privilégios injustos. A lei visa combater a desconfiança na atividade de lobbying, valorizando-a como uma forma legítima e benéfica de participação cidadã no processo político, melhorando a qualidade das decisões e fortalecendo a democracia.

Administração PúblicaÉtica
Projeto de Lei 86/XVII/103 de julho de 2025
IL

Reduzir o iva em equipamentos de energia renovável para baixar custos

Este projeto de lei propõe reduzir de forma permanente o IVA para 6% na compra e manutenção de equipamentos que produzem energia renovável, como painéis solares, bombas de calor e turbinas eólicas. O objetivo é tornar estas tecnologias mais acessíveis para famílias e empresas, promovendo a transição energética e reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. Esta medida ajuda a combater a pobreza energética e incentiva a criação de emprego no setor das energias limpas, alinhando Portugal com as metas ambientais nacionais e europeias.

AmbienteEnergiaEconomia
Projeto de Lei 70/XVII/130 de junho de 2025
CHIL

Prorrogar iva reduzido para equipamentos de energia renovável até final de 2025

O Projeto de Resolução 115/XVII/1 propõe que o Governo prolongue a aplicação da taxa reduzida de IVA (6%) sobre a compra, instalação e manutenção de equipamentos de energias renováveis, como painéis solares e turbinas eólicas, até ao final de 2025. Esta medida visa apoiar a transição energética, facilitar o acesso das famílias e empresas a tecnologias limpas e combater a pobreza energética. Atualmente, a taxa de IVA sobre estes equipamentos subiu para 23%, o que dificulta investimentos em soluções sustentáveis e penaliza os consumidores, especialmente os de menor rendimento. A iniciativa defende a coerência das políticas ambientais e sociais, pedindo ao Governo que tome medidas urgentes para manter a taxa reduzida e apoiar a sustentabilidade em Portugal.

EnergiaEconomiaAmbiente
Projeto de Resolução 115/XVII/130 de junho de 2025
IL

Simplificar instalação e licenciamento de equipamentos sociais privados

O Projeto de Lei 50/XVII/1, apresentado pela Iniciativa Liberal, propõe simplificar a instalação e licenciamento de equipamentos de apoio social privados, como lares e creches. O objetivo é eliminar burocracias desnecessárias que atrasam a abertura destes serviços, facilitando a criação de mais vagas para idosos e crianças. Esta medida pretende responder ao envelhecimento da população, à escassez de lugares disponíveis e ao elevado custo dos serviços. Com mais ofertas disponíveis, espera-se reduzir listas de espera, controlar preços e melhorar o acesso das famílias, especialmente das que têm menores rendimentos. A proposta aposta também na eficiência administrativa, promovendo uma organização mais livre e menos condicionada por normas irrelevantes para a segurança e conforto.

SaúdeIdososTrabalho
Projeto de Lei 50/XVII/127 de junho de 2025
IL

Inquérito à gestão e problemas do inem durante a greve de 2024

Esta iniciativa propõe a criação de uma Comissão Parlamentar para investigar a gestão e supervisão do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) após uma greve dos técnicos de emergência que causou atrasos no socorro e a morte de 12 pessoas. O objetivo é esclarecer falhas na resposta do INEM, responsabilidades políticas e financeiras, bem como garantir que o serviço de emergência médica funcione de forma eficaz. Esta investigação visa proteger os cidadãos, assegurando que o sistema de emergência seja confiável e capaz de salvar vidas.

SaúdeAdministração PúblicaFinanças
Inquérito Parlamentar 2/XVII/127 de junho de 2025
IL

Reforma da agência do ambiente e conservação da natureza

Este projeto de resolução propõe uma reforma da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O objetivo é simplificar e agilizar os processos ambientais e florestais, eliminando burocracia e atrasos que prejudicam projetos sustentáveis, como energias renováveis. Propõe-se a fusão destas duas entidades, transferindo algumas funções para a Agência para o Clima, criando um portal digital único e adotando novas tecnologias para tornar as decisões mais rápidas e transparentes. A iniciativa visa aumentar a eficiência, a transparência e a responsabilização das entidades, facilitando o desenvolvimento sustentável e protegendo o meio ambiente em Portugal.

AmbienteEnergiaAdministração Pública
Projeto de Resolução 83/XVII/127 de junho de 2025
IL

Definir e apoiar a profissão de desgaste rápido

Este projeto de lei da Iniciativa Liberal propõe criar uma definição clara para a "profissão de desgaste rápido" e estabelecer critérios para identificar trabalhadores que enfrentam condições laborais especialmente difíceis, como exposição a temperaturas extremas, ruído elevado, riscos de lesões ou morte, insalubridade e trabalho por turnos. O objetivo é garantir benefícios especiais a estes trabalhadores, como dias de férias ou descanso extra, suplementos salariais, adaptação das funções e possibilidade de aposentação antecipada. A proposta pretende dar maior proteção e reconhecimento a quem sofre maior desgaste físico e emocional no trabalho, ajustando as políticas públicas às necessidades individuais destes profissionais.

TrabalhoSegurança Social
Projeto de Lei 52/XVII/127 de junho de 2025
IL

Reconhecer serviços lucrativos de apoio domiciliário a idosos

O Projeto de Lei 51/XVII/1, apresentado pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, propõe alterar o Decreto-Lei n.º 141/89 para reconhecer oficialmente os serviços de apoio domiciliário com fins lucrativos em Portugal. Esta mudança visa legitimar e integrar no sistema entidades privadas que prestam apoio a pessoas idosas ou dependentes em casa. O objetivo é promover alternativas reguladas aos internamentos sociais e cuidadores informais, aumentando a oferta e qualidade destes serviços, reduzindo pressões no Serviço Nacional de Saúde e melhorando as condições de cuidados para quem prefere permanecer no seu domicílio. Assim, pretende-se assegurar um tratamento fiscal e contributivo igualitário para estas entidades, estimulando a competitividade e a eficiência no setor do apoio domiciliário.

SaúdeIdososSegurança Social
Projeto de Lei 51/XVII/127 de junho de 2025
IL

Reduzir o IRS para valorizar o trabalho e impulsionar a economia

O Projeto de Lei 53/XVII/1, apresentado pela Iniciativa Liberal, propõe uma reforma do IRS para reduzir a carga fiscal sobre os trabalhadores e tornar Portugal mais competitivo. A proposta simplifica o imposto, reduzindo os nove escalões para apenas dois, com uma taxa de 15% para rendimentos entre 12.180 e 26.768 euros e 28% para rendimentos superiores. Pretende-se assim aliviar quem recebe salários baixos e médios, incentivar o trabalho e atrair talento e investimento para o país. Esta mudança visa melhorar os salários, aumentar a poupança das famílias e estimular o crescimento económico, apostando numa economia mais liberal e competitiva em termos fiscais.

EconomiaTrabalhoFinanças
Projeto de Lei 53/XVII/127 de junho de 2025
IL

Finalizar cadastro e incentivar emparcelamento da propriedade rural

O Projeto de Resolução 85/XVII/1, apresentado pela Iniciativa Liberal, recomenda ao Governo que finalize o cadastro dos terrenos rurais em Portugal e incentive o emparcelamento da propriedade rural. O objetivo é melhorar a gestão florestal, reduzir a fragmentação dos terrenos – que aumenta o risco de incêndios – e facilitar a transmissão e manutenção das propriedades. Propõe ainda a criação de um apoio financeiro para herdeiros comprarem parcelas vizinhas, um sistema digital para consulta de terrenos e mecanismos legais para que proprietários possam abdicar voluntariamente de terrenos ao Estado. Esta iniciativa visa proteger o ambiente, apoiar a economia rural e fixar populações no interior do país.

AgriculturaDesenvolvimento RegionalAmbiente
Projeto de Resolução 85/XVII/127 de junho de 2025
IL

Recomenda criar código florestal simples para proteger e valorizar as florestas

O Projeto de Resolução 84/XVII propõe a criação de um Código Florestal Simplificado em Portugal. O objetivo é reunir e simplificar a legislação existente sobre as florestas, que atualmente é complexa e fragmentada entre várias entidades. Isto visa facilitar a gestão sustentável das florestas, acelerar os processos administrativos e promover a proteção ambiental. Para os cidadãos, esta iniciativa pode significar uma floresta melhor preservada, com menos riscos de incêndios e mais oportunidades económicas, especialmente para as regiões rurais.

AmbienteEconomiaDesenvolvimento Regional
Projeto de Resolução 84/XVII/127 de junho de 2025
IL

Melhorar apoio e inclusão para reforço das aprendizagens nas escolas

O Projeto de Resolução 82/XVII/1, apresentado pela Iniciativa Liberal, visa melhorar a educação inclusiva em Portugal focando na consolidação das aprendizagens desde as fases iniciais. Propõe separar as medidas de apoio à aprendizagem das medidas de inclusão, reforçar o apoio linguístico a alunos migrantes, sobretudo desde o pré-escolar, e valorizar a intervenção precoce para prevenir dificuldades futuras. Destaca a necessidade de equipas multidisciplinares mais completas e de formação adequada aos docentes para melhor acompanhamento dos alunos com necessidades especiais. O objetivo é garantir uma educação mais eficaz e inclusiva, que beneficie todos os alunos, promovendo uma verdadeira inclusão e apoio adequado desde cedo.

EducaçãoIgualdadeLíngua Portuguesa
Projeto de Resolução 82/XVII/126 de junho de 2025
IL

Alteração ao código para reprodução de partituras em contextos culturais e educativos

Este projeto de lei, apresentado pelo Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal, propõe alterar o Código do Direito de Autor para permitir que bandas filarmónicas, escolas e outras entidades culturais possam reproduzir partituras adquiridas legalmente. O objetivo é facilitar a utilização de cópias para estudo, trabalho, execução e preservação, especialmente em situações em que as partituras originais possam deteriorar-se, como em concertos ao ar livre ou em ambientes escolares. A proposta pretende apoiar a cultura e a música em Portugal, garantindo simultaneamente os direitos dos autores e editores.

CulturaEducação
Projeto de Lei 49/XVII/126 de junho de 2025
IL

Alteração à competência dos tribunais para processos contra a aima

O Projeto de Lei 45/XVII/1 propõe alterar o Código de Processo nos Tribunais Administrativos para enfrentar o grande congestionamento de processos contra a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) no Tribunal Administrativo de Lisboa. A proposta muda a competência territorial destes processos para os tribunais das áreas onde os requerentes iniciaram seus processos administrativos, distribuindo melhor a carga de trabalho. O objetivo é acelerar decisões urgentes, proteger direitos fundamentais e evitar atrasos na justiça, beneficiando especialmente pessoas em situações precárias à espera de respostas sobre autorizações de residência.

JustiçaImigraçãoDireitos Humanos
Projeto de Lei 45/XVII/125 de junho de 2025
CHIL

Recomenda dados sobre nacionalidade no relatório de segurança e estatísticas da justiça

O Projeto de Resolução n.º 77/XVII/1, proposto pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, recomenda ao Governo que aumente a transparência e a qualidade dos dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) e das Estatísticas da Justiça. A proposta sugere incluir informações detalhadas sobre nacionalidade, género, idade e tipo de autorização de residência das pessoas envolvidas em crimes, sejam agentes ou vítimas. Esta medida visa melhorar o conhecimento dos fenómenos criminais, apoiar políticas públicas mais eficazes e combater a desinformação, promovendo um debate público baseado em dados fiáveis e completos.

JustiçaImigraçãoAdministração Pública
Projeto de Resolução 77/XVII/124 de junho de 2025
IL

Compromisso pela reprivatização total da tap

O Projeto de Resolução 50/XVII/1, apresentado pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, propõe que o Estado português venda toda a sua participação na TAP, acabando assim com a presença pública na empresa. O objetivo é evitar futuros encargos financeiros para os contribuintes, já que a TAP, apesar de ter tido lucros recentemente, continua a depender de apoio estatal e demoraria décadas a recuperar o dinheiro investido. A proposta defende que o Estado se concentre nas suas funções essenciais, permitindo que o setor aéreo funcione em mercado competitivo, sem intervenção pública.

EconomiaAdministração Pública
Projeto de Resolução 50/XVII/120 de junho de 2025
IL

Modernizar a gestão pública das unidades de saúde epe

O Projeto de Resolução 49/XVII/1, apresentado pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, propõe modernizar a gestão dos hospitais públicos portugueses, atualmente geridos como Entidades Públicas Empresariais (EPE). A iniciativa visa criar processos de nomeação mais transparentes e baseados no mérito para os conselhos de administração, reduzir burocracias e agilizar as contratações, além de promover a externalização de serviços não clínicos para melhorar a eficiência. Propõe também a transformação das valências hospitalares em unidades com autonomia financeira e administrativa, e a implementação de indicadores de valor em saúde para avaliar a qualidade dos cuidados prestados. O objetivo é garantir uma gestão mais eficaz, reduzir desperdícios e melhorar os serviços de saúde para os utentes.

SaúdeAdministração PúblicaFinanças
Projeto de Resolução 49/XVII/120 de junho de 2025
IL

Introduzir círculo de compensação nacional para eleições legislativas

Este projeto de lei da Iniciativa Liberal propõe a criação de um círculo nacional de compensação nas eleições legislativas. O objetivo é tornar o sistema eleitoral português mais justo e proporcional, corrigindo a desvantagem dos círculos eleitorais com menos eleitores, onde muitos votos não resultam em representação parlamentar. A proposta prevê que, além de votar no seu distrito, os cidadãos vejam a sua votação ponderada a nível nacional, através de 30 mandatos atribuídos para compensar estas desigualdades. Este método já é usado nos Açores e pretende garantir que todos os votos tenham o mesmo valor, combatendo o voto tático e aumentando a representatividade dos partidos mais pequenos e das regiões menos populosas.

Administração PúblicaJustiçaDesenvolvimento Regional
Projeto de Lei 33/XVII/120 de junho de 2025
ILPSD

Revisão do calendário para escolha das especialidades médicas

O Projeto de Resolução 53/XVII/1, da Iniciativa Liberal, propõe ao Governo antecipar e alargar os prazos para a escolha das especialidades médicas após o internato. Atualmente, os médicos têm pouco tempo para decidir a especialidade e mudar-se, o que causa stress e pode levar ao abandono da carreira. A proposta sugere publicar o mapa de vagas até 31 de agosto, dar 15 dias úteis para reflexão e finalizar a escolha até 30 de setembro. O objetivo é garantir melhores condições para os jovens médicos, tornando a formação especializada mais atrativa e melhorando o acesso e qualidade dos cuidados de saúde no futuro.

SaúdeEducaçãoTrabalho
Projeto de Resolução 53/XVII/120 de junho de 2025
IL

Proteção reforçada da propriedade privada e do domicílio

O Projeto de Lei 32/XVII/1 propõe alterações ao Código Penal, Código de Processo Penal e Código de Processo Civil para reforçar a proteção da propriedade privada e da inviolabilidade do domicílio. A iniciativa visa criminalizar e agravar as penas para casos de ocupação ilegal de imóveis, mesmo sem violência, facilitando a identificação dos suspeitos pelas autoridades. Além disso, cria um processo judicial especial rápido para defender a posse e propriedade, garantindo uma resposta mais célebre e eficaz perante casos de ocupações ilegais, impactando positivamente os proprietários que atualmente enfrentam longos processos e dificuldades para recuperar os seus imóveis.

JustiçaHabitação
Projeto de Lei 32/XVII/117 de junho de 2025
ILPSD

Constituição de comissão para verificar poderes dos deputados eleitos

Este projeto de resolução propõe a criação de uma Comissão Eventual para verificar os poderes dos deputados eleitos na XVII Legislatura da Assembleia da República. A comissão tem a função de confirmar oficialmente a legitimidade dos mandatos dos deputados e gerir eventuais substituições, garantindo que o Parlamento funcione corretamente. Esta iniciativa assegura transparência e legalidade na composição do órgão legislativo, beneficiando a confiança dos cidadãos no processo eleitoral e parlamentar.

Administração Pública
Projeto de Resolução 1/XVII/103 de junho de 2025
CDS-PPCHILLPCPPSDPS

Deputados (IL)

9 deputados (Iniciativa Liberal)

Photo of Angélique Da Teresa
IL

Angélique Da Teresa

Lisboa
Photo of Carlos Guimarães Pinto
IL

Carlos Guimarães Pinto

Porto
Photo of Joana Cordeiro
IL

Joana Cordeiro

Setúbal
Photo of Jorge Miguel Teixeira
IL

Jorge Miguel Teixeira

Lisboa
Photo of Mariana Leitão
IL

Mariana Leitão

Lisboa
Photo of Mário Amorim Lopes
IL

Mário Amorim Lopes

Aveiro
Photo of Miguel Rangel
IL

Miguel Rangel

Porto
Photo of Rodrigo Saraiva
IL

Rodrigo Saraiva

Lisboa
Photo of Rui Rocha
IL

Rui Rocha

Braga

Círculos eleitorais (IL)

5 círculos eleitorais (Iniciativa Liberal)

A

Aveiro

16 deputados4 partidos
B

Braga

19 deputados4 partidos
L

Lisboa

48 deputados9 partidos
P

Porto

40 deputados7 partidos
S

Setúbal

19 deputados6 partidos