Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Recomendar ao governo interdição de Alexandre de Moraes em Portugal por atos contra democracia brasileira

Iniciativa Parlamentar Projeto de Resolução 263/XVII/1

Início: 08 de setembro de 2025Tipo: Projeto de ResoluçãoNº: 263Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Resolução 263/XVII/1, apresentado pelo grupo parlamentar CHEGA, propõe que o Governo português impeça a entrada em Portugal de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil. A iniciativa justifica-se pela alegada atuação autoritária de Moraes, que estaria a perseguir opositores políticos e a restringir a liberdade de expressão no Brasil. O objetivo é que Portugal demonstre a sua oposição a estas práticas que ameaçam a democracia brasileira e reafirme o seu compromisso com os valores democráticos. Para os cidadãos, esta medida simboliza o apoio de Portugal à defesa da democracia e dos direitos fundamentais na comunidade lusófona.

  • O projeto recomenda que Portugal proíba Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, de entrar no país.
  • Alexandre de Moraes é acusado de perseguir opositores políticos, censurar meios de comunicação e violar direitos fundamentais no Brasil.
  • A iniciativa destaca sanções internacionais a Moraes, incluindo medidas dos Estados Unidos por violação de direitos humanos.
  • Portugal é chamado a mostrar solidariedade com o povo brasileiro defendendo a democracia e condenando abusos judiciais.
  • A resolução apela ao governo português para reafirmar, em instâncias internacionais, o compromisso com a democracia e contra a judicialização política.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão para discussão