Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Promover reflorestação autóctone nas áreas ardidas para proteger aldeias em portugal

Iniciativa Parlamentar Projeto de Resolução 251/XVII/1

Início: 28 de agosto de 2025Tipo: Projeto de ResoluçãoNº: 251Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Resolução 251/XVII propõe que o Governo promova a reflorestação das áreas ardidas em Portugal utilizando principalmente espécies autóctones, como carvalhos e castanheiros, que são mais resistentes ao fogo. O objetivo é criar ecossistemas mais sustentáveis, reduzir o risco de incêndios e proteger as aldeias com zonas de segurança florestal. Esta iniciativa pretende ainda apoiar financeiramente proprietários privados para uma reflorestação responsável e promover a sensibilização ambiental, reforçando a proteção civil e a preservação do território rural.

  • Portugal enfrenta anos muito graves de incêndios florestais que têm destruído milhares de hectares e afetado aldeias.
  • O projeto recomenda que o Governo lidere um plano para reflorestar as áreas ardidas com espécies autóctones, como carvalhos e castanheiros, que são mais resistentes ao fogo.
  • Propõe criar faixas de proteção florestal ao redor das aldeias para evitar futuros incêndios e proteger as populações.
  • Sugere apoiar financeiramente e tecnicamente os pequenos proprietários para que participem na reflorestação com espécies locais.
  • Inclui ainda campanhas de sensibilização para explicar a importância de florestas resistentes e diversificadas para a segurança e o ambiente.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão para discussão