Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Alargamento da isenção de IMT para habitação própria e permanente

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 118/XVII/1

Início: 07 de julho de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 118Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Lei 118/XVII/1, proposto pelo grupo parlamentar do Chega, visa alargar a isenção do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) na compra de habitação própria e permanente. Esta medida surge como resposta à grave crise habitacional em Portugal, onde os preços das casas têm subido muito acima dos rendimentos da maioria das famílias, dificultando o acesso à primeira casa especialmente para os jovens e casais com rendimentos médios. Ao aumentar o limite de valor para a isenção do IMT, a proposta pretende reduzir os custos fiscais na aquisição de habitação, facilitando o acesso dos cidadãos à casa própria e contribuindo para combater a exclusão social e a mobilidade residencial forçada para zonas periféricas. Se aprovado, este projeto poderá ajudar a tornar a habitação mais acessível e reduzir o peso dos impostos para quem compra casa pela primeira vez.

  • O projeto de lei propõe aumentar o valor máximo para a isenção do IMT na compra da casa própria para facilitar o acesso à habitação.
  • Visa responder à crise habitacional, onde os preços das casas subiram muito e os salários não acompanham, dificultando a compra de imóveis.
  • Pretende aliviar o peso dos impostos que tornam mais difícil para as famílias, especialmente jovens, adquirir a sua primeira casa.
  • Quer combater a desigualdade no acesso à habitação e evitar que as pessoas sejam forçadas a viver longe dos centros urbanos, com perda de qualidade de vida.
  • A proposta prevê entrar em vigor após a aprovação do próximo Orçamento do Estado.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão distribuição inicial generalidade
  4. Anúncio