Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Criação da plataforma nacional de registo de arrendatários municipais

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 80/XVII/1

Início: 02 de julho de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 80Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O projeto de lei propõe criar a Plataforma de Registo de Arrendatários Municipais (PRAM), uma base de dados única a nível nacional que centraliza informações sobre habitação pública e os seus beneficiários. O objetivo é combater fraudes como subarrendamento ilegal e “cama quente”, garantindo que as habitações municipais são atribuídas apenas a quem realmente precisa e que ali residem permanentemente. A plataforma facilita a fiscalização por parte dos municípios, promovendo a transparência e a justiça na gestão do parque habitacional municipal. Assim, pretende-se proteger os arrendatários vulneráveis e preservar a dignidade humana, melhorando a eficácia no acesso à habitação social.

  • Criação da Plataforma de Registo de Arrendatários Municipais (PRAM) para reunir toda a informação sobre habitações públicas e os seus arrendatários em Portugal.
  • Obrigatoriedade de registar os dados do arrendatário e do agregado familiar no momento da atribuição de habitação municipal.
  • Proibição de subarrendamento, cessão ou partilha das habitações municipais para garantir que só quem precisa realmente utiliza essas casas.
  • A plataforma permitirá identificar fraudes, como arrendatários com casa própria a beneficiarem indevidamente de habitação pública.
  • O incumprimento das regras pode levar à perda do direito à habitação e outras sanções definidas pelos municípios.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão distribuição inicial generalidade
  4. Discussão generalidade
  5. Votação na generalidade