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Generalizar a citação eletrónica das entidades públicas nos tribunais administrativos

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 101/XVII/1

Início: 04 de julho de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 101Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Lei 101/XVII/1 pretende generalizar a citação eletrónica das entidades públicas nos tribunais administrativos, alterando o Código de Processo nos Tribunais Administrativos. O objetivo é tornar obrigatório o envio das citações por via eletrónica, o que pretende acelerar os processos judiciais e tornar a justiça mais eficiente e célere. Esta medida facilita a tramitação processual, reduzindo os atrasos relacionados com as citações em papel e alinhando-se com a transformação digital prevista no plano de recuperação do país. A proposta tem impacto direto para as entidades públicas e contribui para uma justiça mais moderna e rápida, beneficiando os cidadãos ao garantir decisões mais rápidas nos tribunais.

  • O projeto de lei pretende que todas as entidades públicas sejam notificadas por via eletrónica nos tribunais administrativos.
  • Dessa forma, quer-se agilizar e tornar mais eficiente o processo judicial, reduzindo os tempos de decisão.
  • Atualmente, só algumas entidades públicas são notificadas eletronicamente, mas o projeto quer que seja uma regra geral.
  • A iniciativa altera um artigo do Código de Processo nos Tribunais Administrativos para consolidar esta regra.
  • A lei proposta entraria em vigor a partir de setembro de 2026.

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Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Anúncio
  4. Baixa comissão distribuição inicial generalidade
  5. Retirada da iniciativa