Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Mais proteção e apoio para vítimas de violência doméstica

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 1/XVII/1

Início: 03 de junho de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 1Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

Este projeto de lei, apresentado pelo PAN, propõe reforçar a proteção e o apoio às vítimas de violência doméstica em Portugal. As medidas incluem um complemento no abono de família para vítimas com filhos que tenham de mudar de residência, prioridade em vagas de creches e para idosos que coabitem com a vítima, e acesso facilitado ao Programa Porta 65+ para apoio habitacional. Além disso, o projeto garante direitos laborais reforçados, como a suspensão do contrato de trabalho se a transferência não for possível e considera justificadas as faltas relacionadas com a violência doméstica. Prevê também o acolhimento nas casas de abrigo juntamente com os animais de companhia, a nomeação imediata de advogados para as vítimas desde o primeiro contacto e isenção de custas processuais em processos relacionados. O objetivo é assegurar uma resposta mais eficaz, abrangente e sensível às necessidades das vítimas, reduzindo a revitimização e promovendo a sua segurança e autonomia.

  • O projeto de lei reforça a proteção e apoio às vítimas de violência doméstica, facilitando o acesso a direitos e serviços essenciais.
  • Prevê um suplemento de 25% no abono de família para vítimas que tenham de sair de casa devido à violência.
  • Garante prioridade para crianças vítimas em vagas de creche e pré-escolar, e para idosos vítimas no acesso a equipamentos de apoio.
  • Inclui o direito das vítimas de serem acompanhadas pelos seus animais de estimação nas casas de abrigo.
  • Assegura apoio legal gratuito desde o primeiro contacto e isenção de custas processuais em processos relacionados com a violência doméstica.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Anúncio
  4. Baixa comissão distribuição inicial generalidade
  5. Publicação em Separata