Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Planos de emergência para alojamentos de animais e salvamento obrigatório

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 132/XVII/1

Início: 18 de julho de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 132Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

Este projeto de lei propõe que todos os alojamentos que cuidam de animais, sejam para fins lucrativos ou não, tenham planos de emergência internos para garantir a evacuação segura dos animais em situações como incêndios ou inundações. Além disso, criminaliza a recusa de acesso desses espaços pelas autoridades em caso de emergência para o resgate dos animais. O objetivo é proteger a vida e o bem-estar dos animais, respondendo melhor a acidentes naturais cada vez mais frequentes em Portugal, como incêndios e cheias, e assegurar que os responsáveis pelos alojamentos estejam preparados para agir nessas situações. Também prevê formação para os envolvidos e apoios financeiros para ajudar espaços sem fins lucrativos a cumprir estas obrigações.

  • Todos os locais que alojam animais devem ter um plano de emergência para garantir a evacuação segura de pessoas e animais em incêndios, cheias ou outras situações graves.
  • É obrigatório que esses locais disponham dos meios adequados, como equipamentos e rotas de evacuação, para pôr em prática esse plano.
  • Recusar o acesso a esses locais para resgatar animais em emergência será crime de desobediência, mesmo que tenha que haver mandado judicial para garantir o acesso.
  • Serão organizadas formações regulares para os responsáveis aplicarem e atualizarem os planos de emergência com ajuda de protecção civil, veterinários e associações.
  • O Governo vai apoiar financeiramente locais sem fins lucrativos para comprar os equipamentos necessários e adaptar as suas instalações ao plano de emergência.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão distribuição inicial generalidade