Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Implementar educação sexual interdisciplinar e apoio nas escolas públicas

Iniciativa Parlamentar Projeto de Resolução 205/XVII/1

Início: 24 de julho de 2025Tipo: Projeto de ResoluçãoNº: 205Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Resolução 205/XVII/1, apresentado pelo PCP, visa garantir a implementação eficaz da Educação Sexual nas escolas portuguesas de forma transversal e interdisciplinar. A proposta surge numa altura em que, mesmo sendo obrigatória há mais de 10 anos, esta educação ainda não está totalmente integrada no ensino. O objetivo é atualizar conteúdos, envolver os alunos no processo e reforçar o apoio escolar com mais técnicos e recursos. A iniciativa defende ainda a distribuição gratuita de contraceptivos e produtos de higiene menstrual. Para os cidadãos, isto significa uma melhor preparação dos jovens para decisões informadas sobre a sua saúde e relações, promovendo o respeito, a prevenção de riscos e direitos fundamentais.

  • A Educação Sexual nas escolas deve ser implementada de forma transversal e integrada em várias disciplinas, para responder melhor às necessidades dos jovens hoje.
  • É importante que esta educação promova escolhas informadas, respeito pela diversidade e ajude a prevenir problemas como gravidez precoce e infeções.
  • O Governo está a retirar a educação sexual da disciplina de Cidadania, o que o PCP considera um retrocesso e um ataque aos direitos dos jovens.
  • Propõe-se aumentar os recursos nas escolas, como psicólogos e gabinetes de apoio, além de formar melhor os professores para esta área.
  • Recomenda-se também a distribuição gratuita nas escolas secundárias de produtos de higiene menstrual e métodos anticoncecionais para apoiar a saúde dos alunos.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão para discussão