Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Garantir pagamento justo no subsídio social de mobilidade aérea

Iniciativa Parlamentar Projeto de Resolução 162/XVII/1

Início: 04 de julho de 2025Tipo: Projeto de ResoluçãoNº: 162Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Resolução 162/XVII/1, apresentado pela deputada Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda, propõe melhorar as condições do Subsídio Social de Mobilidade para residentes nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Atualmente, os beneficiários têm de pagar o valor total das passagens aéreas e só depois recebem o reembolso, o que pode ser financeiramente difícil. A proposta pede que, no momento da compra, os passageiros paguem apenas o valor subsidiado, facilitando o acesso às viagens e reforçando a coesão social e territorial destas regiões insulares.

  • O subsídio social de mobilidade ajuda residentes dos Açores e da Madeira a pagar menos nas viagens aéreas entre essas regiões e o continente.
  • Atualmente, quem usa o subsídio tem de pagar o preço total da viagem à cabeça e depois pedir reembolso, o que é difícil para muitas pessoas.
  • A plataforma eletrónica que devia facilitar este processo ainda não está a funcionar, atrasando o benefício real do subsídio.
  • O projeto pede ao Governo que os beneficiários paguem logo na compra apenas o valor com o desconto do subsídio, sem avançar o preço total.
  • Para isso, é necessário que o Governo trabalhe com as entidades responsáveis para tornar este sistema prático e acessível.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Anúncio
  4. Apreciação
  5. Votação na generalidade