Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Alterar subsídio social de mobilidade para residentes das regiões autónomas

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 95/XVII/1

Início: 04 de julho de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 95Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Lei 95/XVII propõe alterar o atual modelo de atribuição do Subsídio Social de Mobilidade para os residentes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Atualmente, os residentes têm de pagar o bilhete aéreo na totalidade e só depois são reembolsados, o que dificulta viagens essenciais, como para estudos, consultas médicas ou visitas familiares. A proposta pretende que o desconto do subsídio seja aplicado diretamente no momento da compra do bilhete, facilitando o acesso e aliviando o impacto financeiro imediato nas famílias. Esta medida visa reforçar a justiça no acesso ao transporte aéreo, especialmente face aos altos preços resultantes da liberalização das ligações aéreas, beneficiando a mobilidade e coesão social destas regiões.

  • As ligações aéreas entre o continente e as Regiões Autónomas (Açores e Madeira) estão muito caras, o que dificulta a mobilidade dos residentes.
  • Atualmente, quem tem direito ao subsídio social de mobilidade tem de pagar o bilhete completo na altura da compra e só depois recebe o reembolso, processo que cria dificuldades financeiras para muitas famílias.
  • Este projeto de lei propõe que os residentes possam comprar os bilhetes já com o subsídio aplicado, pagando um valor fixo e mais acessível no ato da compra, sem terem de adiantar todo o dinheiro.
  • A proposta visa corrigir injustiças do modelo atual, facilitar viagens essenciais (como para estudos, consultas médicas ou trabalho) e evitar que as famílias insulares suportem custos elevados à partida.
  • O projeto também destaca a importância de defender um transporte aéreo público e acessível, valorizando companhias nacionais como a TAP e a SATA.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Anúncio
  4. Audição promovida pelo PAR para a ALRAA
  5. Audição promovida pelo PAR para a ALRAM
  6. Audição promovida pelo PAR para o Governo da RAA
  7. Audição promovida pelo PAR para o Governo da RAM
  8. Discussão generalidade
  9. Votação na generalidade
  10. Baixa comissão especialidade
  11. Parecer do Governo da RAM
  12. Parecer da ALRAM
  13. Parecer do Governo da RAA
  14. Parecer da ALRAA