Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Melhorar horários de trabalho para pais com filhos com deficiência ou doença crónica

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 184/XVII/1

Início: 12 de setembro de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 184Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Lei 184/XVII/1, apresentado pelo PCP, visa facilitar a conciliação entre a vida profissional e familiar dos pais que têm filhos menores com deficiência, doença crónica ou oncológica. Propõe melhorias nos horários e nos regimes de trabalho desses trabalhadores, garantindo redução do tempo de trabalho e flexibilidade para acompanhar os filhos que necessitam de cuidados especiais. Desta forma, pretende assegurar apoio adequado às crianças nestas condições, promovendo o bem-estar familiar e ajustando o trabalho às necessidades dos pais.

  • O projeto de lei quer facilitar a vida dos pais que trabalham e têm filhos menores com deficiência, doença crónica ou cancro, permitindo-lhes horários de trabalho mais flexíveis.
  • Propõe reduzir até 10 horas semanais o tempo de trabalho para que estes pais possam acompanhar as necessidades especiais dos filhos, como consultas e tratamentos.
  • Permite também que estes trabalhadores peçam para trabalhar a tempo parcial ou com horários flexíveis durante mais tempo, conforme a situação dos filhos.
  • O empregador deve adaptar o horário do trabalhador a estas necessidades, salvo se for impossível substituir o trabalhador nesse período.
  • Esta lei reforça os direitos dos pais para acompanharem melhor os seus filhos em situações graves de saúde, promovendo o equilíbrio entre trabalho e família.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada