Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Acabar com propinas no 1º ciclo e limitar taxas no ensino superior público

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 175/XVII/1

Início: 03 de setembro de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 175Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

Este projeto de lei, apresentado pela deputada Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda, propõe acabar com as propinas nos cursos do 1.º ciclo, nos cursos técnicos superiores profissionais e nos mestrados integrados do ensino superior público em Portugal. Para os cursos de mestrado e doutoramento, estabelece um limite máximo para as propinas equivalente a um salário mínimo nacional. O objetivo é promover a gratuitidade do ensino superior, facilitando o acesso e combatendo o endividamento dos estudantes. Esta proposta pretende ainda proibir taxas abusivas e assegurar que o não pagamento de propinas não impeça a emissão de diplomas. Com esta iniciativa, pretende-se tornar o ensino superior mais justo e acessível para todos os estudantes, especialmente para aqueles de famílias com menos recursos.

  • Acabar com as propinas nos cursos de licenciatura, cursos técnicos superiores profissionais e mestrados integrados no ensino superior público a partir de 2026/2027.
  • Estabelecer um limite máximo para as propinas dos mestrados e doutoramentos, que não poderá ultrapassar o valor de um salário mínimo nacional por ano.
  • Impedir o aumento das taxas e emolumentos associados ao ensino para compensar a eliminação das propinas e proibir cobranças abusivas como taxas para entrega de dissertações e teses.
  • Proteger os estudantes que têm dívidas de propinas, garantindo que estas não bloqueiem a emissão de diplomas ou certificados e que possam pedir planos de pagamento sem encargos extra.
  • Rejeitar o modelo de financiamento baseado em empréstimos estudantis para evitar o endividamento dos estudantes e promover a justiça social e o acesso igualitário ao ensino superior.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão distribuição inicial generalidade