Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Garantir medicamentos gratuitos para idosos, doentes crónicos e carenciados

Iniciativa Parlamentar Projeto de Lei 140/XVII/1

Início: 24 de julho de 2025Tipo: Projeto de LeiNº: 140Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Lei 140/XVII/1, apresentado pelo PCP, propõe garantir o acesso gratuito a medicamentos para pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos e utentes em situação de carência económica. A iniciativa pretende aliviar o peso das despesas com saúde nos orçamentos familiares, especialmente para os mais idosos e vulneráveis, facilitando o cumprimento das terapêuticas médicas. Esta medida prevê que o Estado cubra 100% do custo dos medicamentos genéricos mais baratos, dispensando-os gratuitamente nas unidades do SNS e farmácias comunitárias. O objetivo é melhorar o acesso aos medicamentos essenciais e apoiar a saúde pública destes grupos, tornando a assistência médica mais acessível e equitativa.

  • Este projeto de lei propõe que medicamentos sejam dados gratuitamente em unidades de saúde e farmácias do SNS para pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos e quem tem dificuldades económicas.
  • A medida quer garantir que estes grupos possam comprar o medicamento genérico mais barato, sem custos para eles.
  • Esta proposta responde à dificuldade crescente das famílias em pagar medicamentos, que pesa muito no orçamento, sobretudo em Portugal.
  • O objetivo é melhorar o acesso à medicação adequada, evitando que as pessoas tenham de escolher que remédio comprar e garantindo cumprimento da terapêutica.
  • O Governo terá 30 dias para regulamentar a aplicação da lei, que começará a valer no orçamento seguinte à sua publicação.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão distribuição inicial generalidade