Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Recomendar ao governo que reconheça o estado da Palestina

Iniciativa Parlamentar Projeto de Resolução 6/XVII/1

Início: 03 de junho de 2025Tipo: Projeto de ResoluçãoNº: 6Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Resolução 6/XVII/1, apresentado pela deputada Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda, recomenda ao Governo português que reconheça oficialmente o Estado da Palestina, nas fronteiras anteriores a 1967. Esta iniciativa visa apoiar o direito do povo palestino à autodeterminação, num contexto marcado por conflito, violência e graves violações dos direitos humanos na região. O reconhecimento de Portugal alinharia o país com a maioria dos Estados da ONU que já o fizeram e procura contribuir para uma solução pacífica e justa para o conflito no Médio Oriente, protegendo os direitos humanos e promovendo a estabilidade na região.

  • O projeto de resolução recomenda que o Governo português reconheça o Estado da Palestina com as fronteiras anteriores a 1967.
  • Desde 1948, o povo palestiniano tem sofrido perda de terras, guerras, bloqueios e graves violações dos direitos humanos por parte de Israel.
  • Recentemente, a situação agravou-se com ataques intensos em Gaza, causando milhares de mortes, destruição e graves crises humanitárias.
  • Reconhecer a Palestina é visto como um passo essencial para acabar com a violência e avançar para uma solução pacífica de dois Estados.
  • Até hoje, 145 países já reconhecem a Palestina, mas Portugal mantém uma posição de não reconhecimento, o que dificulta a paz e a justiça na região.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Anúncio
  4. Baixa comissão para discussão
  5. Apreciação
  6. Votação na generalidade