Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Repor comparticipação do tratamento de imunoterapia com alergénios

Iniciativa Parlamentar Projeto de Resolução 59/XVII/1

Início: 20 de junho de 2025Tipo: Projeto de ResoluçãoNº: 59Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Resolução 59/XVII propõe que o Governo reponha a comparticipação estatal no tratamento de imunoterapia específica com alergénios, também conhecida como "vacina antialérgica". Este tratamento é o único capaz de alterar o curso das doenças alérgicas, que afetam uma grande parte da população e têm crescido, especialmente em crianças. A comparticipação foi retirada em 2011, dificultando o acesso dos doentes com menos recursos, o que pode agravar a doença e aumentar custos futuros para o sistema de saúde. A medida visa garantir equidade e melhorar a qualidade de vida dos doentes portugueses, alinhando-se com práticas internacionais e direitos constitucionais à saúde.

  • As doenças alérgicas estão a aumentar e afetam muitas pessoas, incluindo crianças e jovens.
  • O tratamento chamado imunoterapia específica (vacina antialérgica) é o único que pode modificar a evolução da alergia e melhorar a vida dos doentes.
  • Até 2011, este tratamento era comparticipado pelo Estado, garantindo que todos os doentes pudessem aceder a ele, mas essa comparticipação foi retirada.
  • Sem comparticipação, quem tem menos dinheiro tem dificuldade em fazer este tratamento, o que pode piorar a doença e aumentar custos futuros para o Estado.
  • A proposta recomenda ao Governo que volte a comparticipar este tratamento para assegurar acesso justo e proteger a saúde de todos os doentes.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Apreciação
  4. Anúncio
  5. Votação na generalidade
  6. Baixa comissão especialidade