Este site está em BETA, pode conter erros ou informação mal classificada, agradecemos o seu feedback!

Consagrar o dia 18 de julho como o dia nacional do resgate animal

Iniciativa Parlamentar Projeto de Resolução 191/XVII/1

Início: 18 de julho de 2025Tipo: Projeto de ResoluçãoNº: 191Legislatura: XVIISessão: 1

Resumo da IA

O Projeto de Resolução 191/XVII/1 propõe que o dia 18 de julho seja oficialmente celebrado como o Dia Nacional do Resgate Animal. Esta data marca o trágico incêndio de 2020 na Serra da Agrela, onde morreram mais de 90 animais em abrigos ilegais, e serve como símbolo da urgência em melhorar as medidas de resgate animal em situações de emergência e catástrofe, como incêndios e inundações. A iniciativa pretende sensibilizar a população para a importância de equipas e recursos adequados para salvar animais em perigo e reconhecer o trabalho dos animais de busca e salvamento usados em operações de emergência. Assim, contribui para promover políticas eficazes que previnam futuras tragédias e valorizem a proteção dos animais.

  • O projeto propõe que o dia 18 de julho seja o Dia Nacional do Resgate Animal para lembrar o incêndio fatal de 2020 em Santo Tirso, onde mais de 90 animais morreram.
  • Quer-se usar esta data para sensibilizar sobre a importância do salvamento dos animais em desastres como incêndios, inundações e outras emergências.
  • Atualmente, Portugal ainda não tem políticas eficazes nem recursos suficientes para proteger e resgatar animais em situações de catástrofe.
  • O projeto destaca também o papel dos animais de busca e salvamento, que ajudam a salvar vidas humanas em desastres.
  • Este dia visa promover ações para evitar que tragédias como as já ocorridas aconteçam novamente e incentivar o apoio ao resgate animal.

Tópicos

Ver página oficial

Partidos

Deputados

Documentos

Histórico

  1. Entrada
  2. Admissão
  3. Baixa comissão para discussão