Teresa Guilherme, icónica apresentadora de televisão, expressou recentemente críticas contundentes à diretora de Ficção e Entretenimento da TVI, Cristina Ferreira, após a sua saída da condução do “Big Brother”. Em setembro de 2020, Guilherme tinha regressado à TVI para apresentar o reality show, que na época celebrava 20 anos em Portugal, sob a direção de Cristina Ferreira.
No entanto, a relação entre as duas parece ter sofrido desgastes significativos após Teresa Guilherme deixar novamente a apresentação do programa, com Cristina Ferreira a assumir posteriormente esse papel. Em declarações à revista “Nova Gente”, Guilherme não poupou nas palavras: “Acho que ela não sabe o suficiente de televisão. É preciso estar muito bem rodeada, não só de pessoas que são parceiras, mas de pessoas que sabem muito bem os ossos do ofício e não têm só uma ideia… [Falta-lhe] ouvir as outras pessoas”.
Apesar das críticas, Teresa Guilherme afirmou ter “admiração” por Cristina Ferreira, reconhecendo-a como uma “mulher do seu tempo, que soube aproveitar as oportunidades muito bem”. No entanto, acrescentou que Ferreira “teve a oportunidade de fazer história e não fez”.
Estas declarações de Teresa Guilherme refletem um descontentamento mais profundo com a gestão interna da TVI e a forma como o conhecimento e a experiência em televisão são valorizados dentro da estação. A controvérsia sublinha os desafios enfrentados nos bastidores da televisão portuguesa, especialmente em programas de grande visibilidade como o “Big Brother”.