Dois rapazes de 12 anos são acusados de matar um homem indefeso ao golpeá-lo nas pernas, costas e cabeça com um machete, segundo foi relatado em tribunal.
Os jurados foram informados de que Shawn Seesahai, de 19 anos, não ofereceu violência nem provocou de alguma forma os dois rapazes, mas foi atingido tão violentamente no crânio que um pedaço de osso se soltou.
Os dois jovens, que não podem ser identificados devido à sua idade, negam ter assassinado o Sr. Seesahai, que foi declarado morto no local no campo de jogos Stowlawn em Wolverhampton, na noite de 13 de novembro do ano passado.
No início do caso da Coroa no Tribunal da Coroa de Nottingham na quinta-feira, a procuradora KC Michelle Heeley disse: “Shawn Seesahai foi assassinado ao ser atingido com um machete nas costas, pernas e crânio.”
“Heeley também contou ao tribunal que o Sr. Seesahai, que morava em Handsworth em Birmingham mas era originalmente de Anguilla no Caribe, tinha viajado para o Reino Unido para receber tratamento para cataratas.
No dia 13 de novembro, ele tinha viajado com amigos para Wolverhampton, enquanto os dois rapazes de 12 anos estiveram juntos desde as 16h10 dessa tarde, encontrando duas raparigas da mesma idade que são testemunhas no caso.
O júri ouviu que uma das raparigas disse à polícia que um dos arguidos costumava andar armado com um machete, que ele tinha um machete naquele dia, e que ele e o outro rapaz “estavam a passar o machete entre eles”.
A Sra. Heeley disse ao júri: “Esses rapazes saíram armados com uma arma letal, temos aqui no tribunal para vocês verem o tamanho dela.”
Segurando o machete, que estava contido numa caixa transparente, a Sra. Heeley disse ao tribunal: “É compreensível como uma arma deste tipo e tamanho pode causar ferimentos fatais em tão pouco tempo.
“Enquanto esses dois rapazes andavam pelas ruas com uma arma mortal, o Sr. Seesahai estava apenas com seus amigos.”
Depois de passar um tempo sentado com um amigo num banco e caminhar perto dos campos de basquete, o tribunal ouviu que o Sr. Seesahai e seu amigo se encontraram com os arguidos enquanto os rapazes passavam o machete entre eles, com um deles comentando “Keep stepping”.
A arma foi tirada das calças de um dos rapazes e estava disponível para ser usada “apesar do fato de Shawn Seesahai e seus amigos não terem oferecido violência, nem feito nada para ofender (os jovens)”.