Uma equipa de cientistas russos fez uma descoberta notável na região siberiana de Kemerovo: vestígios de uma nova espécie de dinossauro. A vice-ministra da Cultura do país, Elena Páxina, revelou esta quinta-feira que os restos foram encontrados na cidade de Shestakovo, nas margens do rio Kiya.
Trata-se de um Kiyacursor longipes, um noasauridae de patas longas, uma espécie completamente nova cujos parentes mais próximos são do período Jurássico, destacou Páxina durante uma conferência de imprensa realizada no âmbito do festival Dinoterra.
A descoberta foi anunciada após a publicação na revista britânica ‘Proceedings of the Royal Society B’, embora os fragmentos do esqueleto do dinossauro tenham sido encontrados no verão passado.
Pavel Skuchas, professor do Departamento de Zoologia da Universidade Estadual de São Petersburgo, explicou que a descrição da espécie e do gênero foi feita a partir de fragmentos do esqueleto do animal, incluindo vértebras cervicais, úmero e elementos da cintura escapular, além de ossos de um membro posterior.
A análise dos restos mortais encontrados numa rocha indicou que o esqueleto pertencia a um jovem dinossauro, revelando novas perspectivas sobre a antiga vida na Terra.