João Cancelo, o lateral português do Barcelona, emprestado pelo Manchester City, tem sido alvo de intensas críticas após sua atuação no El Clásico contra o Real Madrid, especialmente depois da eliminação do Barcelona da Liga dos Campeões diante do PSG. As críticas destacam-se ainda mais pela observação de figuras notáveis do futebol, como Marco van Basten, tricampeão da Bola de Ouro, que expressou surpresa pela repetição de erros por Cancelo aos 29 anos.
Ronald de Boer, ex-jogador do Barcelona, trouxe à tona a relação complicada entre Cancelo e Pep Guardiola, seu técnico no Manchester City, sugerindo que a performance do lateral poderia ser a razão pela qual Guardiola hesita em integrá-lo plenamente na equipe. “Agora percebo por que razão é que o Guardiola não gosta do Cancelo. Joga o seu próprio futebol e pensa que o futebol apenas se trata do momento em que tens a bola. É um defesa!”, comentou de Boer, destacando um aparente desvio do papel defensivo esperado de Cancelo.
Este cenário coloca Cancelo sob os holofotes não apenas por seu desempenho em campo, mas também pelo impacto que sua abordagem ao jogo pode ter em sua carreira, especialmente em relação ao seu futuro no Manchester City e na seleção portuguesa.