Num movimento que está a levantar ondas de choque pelo setor da mobilidade, Cristina Pinto Dias, a nova secretária de Estado da Mobilidade, não só saltou do seu posto na CP – Comboios de Portugal para a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) mas também aterrou com uma bolsa recheada: uma indemnização choruda de 80 mil euros. E tudo isto, pasme-se, numa saída que foi de mão beijada, por acordo mútuo.
Antes de se aventurar neste novo capítulo na AMT, Cristina era a vice-presidente da CP desde fevereiro de 2013, carimbando assim uma longa e frutífera passagem pela empresa estatal, onde entrou em 1992. A sua viagem até à AMT começou em julho de 2015, catapultada pela decisão do então Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.
Mas a polémica estala quando se descobre, através de uma investigação do jornal “Público” em outubro de 2015, que a tal indemnização de 80 mil euros foi fruto de uma negociação de Cristina Pinto Dias, apesar da natureza voluntária da sua saída. A CP, em defesa, argumenta que a saída de Cristina seguiu o mesmo padrão de centenas de outros funcionários nos últimos anos.
A comissão de trabalhadores da CP não ficou indiferente e lançou farpas ao caso, rotulando-o de “escandaloso”. José Reisinho, voz da comissão, relembrou que, em 2014, a CP incentivou várias rescisões, acenando com indemnizações entre 40 e 60 mil euros.
Cristina Pinto Dias, com uma carreira impecável no domínio da mobilidade e uma licenciatura em Economia no bolso, começou na CP como técnica superior em 1992. O seu percurso profissional é vasto, passando pelo Instituto Nacional do Transporte Ferroviário e pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, até chegar à administração da Comissão Instaladora da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa.
Antes de ser catapultada para a presidência da EMEF, Cristina estava ao leme da SIMEF e da Transportes Intermodais do Porto (TIP). A sua nomeação para secretária de Estado da Mobilidade vem no seguimento de uma grande remodelação governamental, sob a batuta de Luís Montenegro, que viu 41 novos secretários de Estado serem nomeados.
A cerimónia de posse de Cristina Pinto Dias está marcada para esta sexta-feira, às 18 horas, onde se juntará a Hugo Espírito Santo e Patrícia Santos no Ministério das Infraestruturas e Habitação, sob a égide de Miguel Pinto Luz. Um salto que promete continuar a dar que falar!