Um rapaz de quinze anos, que foi esfaqueado até à morte à porta de uma escola primária, disse ao seu assassino “acalma-te” antes de ser atacado.
Alfie Lewis foi esfaqueado no peito com uma lâmina de 14 cm em Horsforth, West Yorkshire, no dia 7 de novembro do ano passado.
Outro rapaz de 15 anos – que não pode ser nomeado por razões legais – está a ser julgado no Tribunal da Coroa de Leeds acusado de assassinato.
O tribunal ouviu agora que Alfie disse ao seu assassino para “acalmar”, e depois perguntou “o que estás a fazer?” enquanto ele tirava a faca.
No dia do esfaqueamento, Alfie ia encontrar-se com amigos da escola e foi visto em CCTV a passar pela Escola Primária de St Margaret pouco antes das 15h.
O procurador Craig Hassall KC disse: “Alfie não chegou a encontrar nenhum dos seus amigos nesse dia. Foi abordado pelo arguido e esfaqueado duas vezes – uma no peito e outra na perna.
Roupas e detritos cobriam o local do crime onde Alfie foi morto, estabelecendo-se um memorial perto do local.
“Ele colapsou e morreu na estrada perto da escola primária, à vista de dezenas de alunos que saíam da escola e das pessoas que estavam à espera para os recolher.”
Alfie sofreu uma ferida profunda de 14 cm no peito que atingiu o coração, levando a uma hemorragia interna ‘catastrófica’, segundo uma autópsia.
Ele também sofreu feridas de faca na mandíbula e na coxa.
O arguido, segundo consta, tinha estado na escola nesse dia e foi descrito por um professor como sendo o seu “habitual eu falador”.
Embora o Sr. Hassall tenha dito que o arguido tinha levado a faca consigo “todo o dia” na esperança de ver Alfie.
Depois de começar a luta entre Alfie e o outro adolescente, uma professora contou como correu em direção à luta e “pensou que tinha visto Alfie ser socado no peito”.
Amigos e familiares deixaram flores, notas e peluches para o adolescente.
O julgamento continua.