O Monte Ruang, situado na região mais remota de Sulawesi do Norte, na Indonésia, voltou a entrar em erupção na madrugada desta terça-feira, provocando a evacuação de mais de 6.000 pessoas e o encerramento do aeroporto internacional Sam Ratulangi, localizado a mais de 100 quilômetros de distância. A Agência de Vulcanologia do país elevou o nível de alerta para o máximo, estabelecendo uma zona de exclusão de seis quilômetros ao redor do vulcão, devido ao perigo de ejeção de rochas incandescentes, nuvens quentes e tsunamis potenciais, caso o material da erupção alcance o mar.
Os residentes da ilha Ruang, que são mais de 800, haviam sido evacuados anteriormente devido a múltiplas erupções que ocorreram mais de seis vezes só neste mês. Alguns haviam retornado às suas casas após o término do estado de resposta de emergência na segunda-feira, mas a nova erupção obrigou uma reevacuação urgente. As imagens divulgadas pela agência mostram uma coluna de lava vermelha a jorrar para o céu, além de uma grande nuvem de cinzas emanando da cratera e embers ardentes próximos às habitações locais.
Este evento é um lembrete pungente da atividade sísmica e vulcânica frequente na Indonésia, situada no círculo de fogo do Pacífico, destacando os desafios contínuos enfrentados pelas autoridades locais em gerir desastres naturais nesta vasta nação arquipelágica.