Após semanas de especulações e rumores, Iván Jaime, jogador do FC Porto, através de um comunicado divulgado pela sua agência CAA Stellar, falou pela primeira vez sobre o seu afastamento do plantel principal, uma decisão tomada pelo treinador Sérgio Conceição após o jogo contra o Vitória de Guimarães a 16 de abril. Desde essa data, Jaime, juntamente com Toni Martínez, André Franco e Jorgie, tem treinado à parte, sem participar nas convocatórias do clube.
A agência destacou que manteve um “silêncio doloroso” durante este período, respeitando o processo eleitoral pelo qual o clube passava, mas agora que este terminou, sentiu-se na obrigação de defender o “bom nome, o prestígio profissional e os méritos desportivos” do atleta. Este silêncio foi estritamente por respeito ao clube durante um período sensível, evitando influenciar de alguma forma os resultados eleitorais.
O comunicado sublinha que, nos oito meses desde que chegou ao clube, a condição física e mental de Jaime não se alterou. “Em nenhum destes dias o atleta cumpriu menos ou pior, se entregou com falta ou com desconfiança, se apresentou com reserva mental ou física ou deixou de desejar profundamente que o Futebol Clube do Porto possa ser a sua casa afetiva, desportiva, profissional e pessoal; que possa ser o clube que o faça feliz e que o Ivan Jaime ajude a fazer ainda mais feliz,” afirmou a agência.
A CAA Stellar expressou preocupação com o impacto deste afastamento na carreira do jogador, apelando ao clube para que apoie Jaime a atingir o potencial que motivou a sua contratação. A agência pede que cessem todos os comportamentos, oficiais ou oficiosos, institucionais e pessoais, que estejam prejudicando o jogador, contrariando a ética e potencialmente a lei.
O comunicado termina com um apelo para que Iván Jaime possa ter finalmente as condições para concretizar as “inúmeras potencialidades” que o seu treinador reconheceu ao assinar com ele, no último dia de agosto de 2023, esperando que possa continuar a contribuir para o sucesso do FC Porto nas condições apropriadas.